Como cuidar dos pais idosos?
E de repente, aconteceu…. nossos 35, 40, 45 anos chegaram e a realidade se inverteu: em vez de recebermos os cuidados dos nossos pais, começamos a cuidar deles.
É uma fase de desafios e alegrias… O cenário é de mudança, mas se adaptar a ela pode não ser tão difícil quanto parece.
E para facilitar esse processo, podemos tomar algumas atitudes que tornam possível manter o bem-estar do corpo e da mente do idoso, tais como:
1 – aceitar que as coisas mudaram e que eles não tem mais a disposição e vitalidade de antes,
2 – compreender a raiva que o idoso poderá sentir ao perceber a dependência de outras pessoas,
3 – criar uma rede de apoio, onde ele perceba que é querido e amado. O convívio familiar com os filhos é um dos principais fatores que garantem a qualidade de vida do idoso. E esta responsabilidade pelos cuidados deve ser compartilhada por todos os filhos. Esta rede também pode englobar pessoas próximas da família, médicos, profissionais cuidadores, vizinhos e amigos que estejam aptos a assumirem o compromisso,
4 – ser mais paciente, lembre-se de que ele quer e necessita ser ouvido, ao passo que as explicações dadas precisam ser adequadas para o seu entendimento. Evite situações de estresse,
5 – fazer com que os pais se sintam úteis, mantendo atividades cotidianas. Esse é um caminho oposto ao da depressão e evidencia que eles ainda são capazes de realizar muitas coisas.
6 – cuidar da audição dos idosos, pois os sintomas da perda de audição são os mais difíceis de notar. Em geral, idosos que não ouvem bem costumam se isolar, ficar deprimidos e apresentar um declínio cognitivo.
O Geriatra é o médico especialista em cuidar da longevidade e saúde do idoso. Conte com ele para proporcionar uma melhor qualidade de vida para quem sempre cuidou e amou você. Dr. Alex Miguel é Médico Geriatra em Campo Belo e região.
Entre em contato deixando uma mensagem e se gostou do post, teve dúvidas esclarecidas, compartilhe agora mesmo com seus contatos e os ajude a cuidarem melhor dos pais.
Leia também sobre DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.
Conecte-se também no: