O Idoso no Trânsito

1 set 2020 | Geriatria | 0 Comentários

Até quando o idoso deve dirigir?

Os acidentes de trânsito, na população idosa, apresentam-se como importantes fatores de mortalidade e morbidade, visto que constituem problemas não só previsíveis, bem como previníveis.

Os idosos representam 11% da população total e óbitos de idosos por acidentes de trãnsito correspondem a 14,4% do total de óbitos por acidentes de trânsito.

Evidências confirmam que determinadas condições médicas predispõem, substancialmente, a acidentes de trânsito, principalmente nos idosos.

Não apresenta sustentação no conhecimento atual e não constitui prática desejável tomar decisões quanto à capacidade de dirigir baseadas somente na idade cronológica.

O envelhecimento pode trazer limitações físicas e mentais aos idosos, tornando a inaptidão para dirigir mais uma na sucessão de perdas características do envelhecimento. Neste caso, especificamente, vem limitar sua mobilidade e a sua liberdade de locomoção e integração social.

O ato de dirigir exige uma interação entre a cognição e a resposta motora e as perdas decorrentes do envelhecimento vão impedir gradativamente tal interação.

Os fatores que afetam os idosos na capacidade de dirigir são: declínio cognitivo, declínio da função e velocidade motora, mudanças sensório-perceptivas,doenças crônicas e polifarmácia.

Sabendo-se do ritmo de crescimento da população idosa, associado a uma forma de vida saudável e ativa, expondo os idosos aos acidentes de trânsito, torna-se importante uma ação integrada entre a família dos idosos, os médicos envolvidos no atendimento dos idosos (clínicos/geriatras/médicos de família), os médicos do tráfego que realizam os exames de aptidão física e mental e o estado no sentido de aumentar a segurança dos idosos na condução de veículos automotores.

Leia também sobre DEMÊNCIA.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

JORGE, M. H. P. M.; ADURA, F. E. O idoso no trânsito. ABRAMET, V. 32, N. 1, p. 17-25, 2015.

 

Conecte-se também no:

O que achou deste conteúdo? Deixe a sua opinião aqui embaixo!

ARTIGOS E DICAS

Últimos Artigos

Osteosporose - Dr. Alex Miguel - Geriatra em Campo Belo - MG

O que é Osteoporose?

Osteoporose - Cuidado para não cair! A osteoporose é o distúrbio osteometabólico mais comum e acomete mais frequentemente mulheres brancas...
Cuidadores de Idosos: Como Escolher? Dr. Alex Miguel - Geriatra em Campo Belo - MG

Como escolher um cuidador de idosos.

Cuidador de Idosos: Como Escolher? Ser cuidador(a) é uma tarefa difícil e a escolha do cuidador(a) é mais difícil ainda. Antes de escolher...
Geriatria - Dr. Alex Miguel - Especialista em Geriatria em Campo Belo-MG

O Que É Geriatria?

O Que É Geriatria? É a especialidade médica que se agrega na área da Gerontologia com o objetivo de: realizar a promoção da saúde, a...

Entre em contato

Encaminhe aqui sua dúvida ou agende uma consulta.

10 + 1 =

Conversar