Conceitos importantes na Geriatria
1 – Envelhecimento : é um processo dinâmico e progressivo,no qual há modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam a perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos que terminam por levá-lo a morte.
2 – Senescência: refere-se às alterações orgânicas, morfológicas e funcionais que ocorrem em conseqüência do processo de envelhecimento.
3- Senilidade: refere-se às modificações determinadas pelas afecções que frequentemente acometem os indivíduos idosos.
4 – Autonomia: é a capacidade individual de decisão e comando sobre as ações, estabelecendo e seguindo as próprias convicções e depende da cognição e do humor/comportamento
5 – Independência: é a capacidade de executar a decisão com os próprios meios e depende da mobilidade e da comunicação
6 – Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD): referem-se às tarefas necessárias para o cuidado com o corpo ou auto-preservação. São elas: vestir, banhar, usar o banheiro, andar, alimentar e controlar os esfíncteres
7 – Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD):referem –se às tarefas necessárias para o cuidado com o domicílio ou atividades domésticas. São elas: cozinhar, lavar, passar, fazer compras, administrar o dinheiro, telefonar, tomar os medicamentos corretamente
8 – Atividades Avançadas da Vida Diária (AAVD): referem-se às atividades produtivas, recreativas e sociais. São elas: direção veicular, viajar sem acompanhantes para lugares desconhecidos, exercer atividades laborais, freqüentar cinemas, teatros ou outras atividades culturais e realizar compra e venda de bens materiais.
9 – Terceira Idade: definição cronológica da idade e inicia aos 65 anos nos países desenvolvidos e aos 60 anos nos países em desenvolvimento.
10 – Quarta Idade: definição cronológica da idade que inicia aos 80 anos.
11 – Envelhecimento Ativo : segundo definição da Organização Mundial de saúde:” Envelhecimento Ativo é o processo de otimização e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas”.
Conheça também O QUE É GERIATRIA.
Referências Bibliográficas:
Papaléo Netto Matheus ,FNS Renata, CGC Maria. O estudo da velhice no Século XX: Histórico, definição do Campo e Termos Básicos. Considerações Especiais Sobre a Terceira e Quarta Idades. In: Papaléo Netto Matheus/Takashi Kitadai Fabio, ET AL. A Quarta Idade O desafio da Longevidade. São Paulo: Editora Atheneu, 2015.
Nunes de Morais Edgar,MMR Adriano, LM Flavia. Capítulo Introdutório. In: Nunes de Moraes Edgar, et al. Manual de Terapêutica Segura no Idoso. Belo Horizonte: Folium, 2019.
Conecte-se também no: